A mais importante competição mundial de ensino técnico, a WorldSkills, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tem participação da Fecomércio SC e do Senac catarinense.

Entre os cinco estudantes do Senac do país na disputa está a florista catarinense Nicole Fernanda de Souza, aluna de Rio do Sul. O presidente do Sistema Fecomércio, que reúne a federação mais o Senac e o Sesc, Bruno Breithaupt (E), o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino (D), e o especialista Tanus Saab (C) estão em Abu Dhabi para acompanhar a estudante que tem uma disputa dura pela frente. Ela tentará vencer 19 competidores de países como Japão, Espanha, Alemanha, França e Rússia. Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é realizada num país. Em 2015 foi no Brasil e o país ficou em primeiro lugar.

Vão combinar
O fato de a Expolages e a Efapi terem realizado leilões de animais nos mesmos dias da última semana prejudicou um pouco os negócios e a participação de produtores, que gostariam de estar nos dois eventos. A intenção é evitar que isso aconteça nas próximas edições da Efapi. Em função das chuvas de outubro, algumas lideranças de Chapecó pensam em fazer o evento bienal em novembro. O presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, disse que ficará atento para a próxima Efapi. Esse cuidado a associação já tem com outras exposições de animais feitas no Estado.

Cobrança
O Registro com Protesto, produto exclusivo da Federação das CDLs de SC e do Serviço de Proteção ao Crédito do Estado que ajuda na recuperação de crédito alcançou nesta segunda a marca de R$ 20 milhões recuperados desde que foi lançado em 2014. Essa ferramenta melhora o caixa dos lojistas. Ela ajuda empresários ligados à CDLs protestar títulos sem custos de cartório, a partir do próprio sistema do SPC.

Inteligência artificial
Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil, será o palestrante da reunião-almoço do Lide Santa Catarina quinta-feira na sede da Fiesc. Falará sobre o futuro das profissões para além de avanços tecnológicos. Ele lidera a implantação, no Brasil, do principal programa de computação cognitiva do mundo no país, que é da IBM.

Fonte: DC