O protesto é um procedimento legal, previsto na Lei Federal 9.492, de 1997, que auxilia credores (pessoas físicas ou jurídicas) a recuperarem créditos e receberem suas dívidas, desde que seja apresentado um título de crédito ou documento de dívida que comprove a inadimplência do devedor. O protesto extrajudicial evita os altos custos de um processo na esfera judicial, poupando tempo de ambas as partes na ação e auxiliando na diminuição das ações no judiciário, sendo inclusive recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Os títulos que podem ser levados a protestos são os documentos que comprovem dívidas tais como cheques, notas promissórias, duplicatas, sentenças judiciais, encargos condominiais, honorários advocatícios, contratos de aluguéis, contratos de prestação de serviços, entre outros.
Os Tabelionatos de Protesto são delegações do Poder Público, e, seus titulares e colaboradores estão sempre à disposição da população, seja credor ou devedor, para auxiliar nesse procedimento. Em caso de dúvidas, procure sempre o Cartório de Protesto de sua comarca e esclareça seus questionamentos. Além disso, é possível entrar em contato com a equipe do Instituto de Protesto do Paraná que está disponível para lhe atender.