Plataforma online – CRA

Para facilitar o protesto de títulos de bancos, empresas e instituições públicas o IEPTB desenvolveu a Central de Remessa de Arquivos (CRA), que permite o envio padronizado destes documentos para os Tabelionatos de Protesto. Totalmente eletrônica, a ferramenta proporciona maior segurança jurídica e economia, evitando o deslocamento para as localidades do devedor. Todos os Estados brasileiros possuem sua central, sendo que a CRA-PR integra todos os Cartórios de Protesto pertencentes a esse sistema desde março de 2013.

A sincronia entre as CRAs também é uma outra vantagem que o serviço oferece. As informações podem ser comunicadas entre os sistemas dos estados e a central nacional que direciona os arquivos à região referente à localidade de pagamento do devedor.

Além das empresas, ganha também a população, já que o devedor arca com um custo muito menor com o procedimento via extrajudicial quando comparado aos gastos de uma ação no judiciário.

Toda empresa ou instituição conveniada com a Central de Remessa do Paraná recebe um login e senha para acesso ao portal. O arquivo para inserção dos títulos recebe um layout desenvolvido pelo IEPTB-PR e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A partir desse procedimento o cartório distribuidor recebe os dados de cada município e faz o repasse dos títulos aos Cartórios de Protesto, que fazem o apontamento e a intimação.

Alguns dos parceiros da CRA no Paraná são o Banco Central, Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria Federal do Estado do Paraná, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Banco Safra, Banco do Brasil, Santander, Bicbanco, Bradesco, Itaú, Conselho Regional de Biblioteconomia, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), entre outros.